Fine dining em pantufas

A experimentar

Crítica de Take Away

Jncquoi at Home

****

Tipo de cozinha: Portuguesa/Asiática

Tempo: 45 minutos (Alvalade, Lisboa)

Entrega: Serviço próprio.

Taxa de transporte: 5€

Às tantas, estão quatro panelas ao lume. Duas com água, duas mais pequenas, por cima — um duplo banho-maria. Há ainda frigideiras em acção, uma para estalar os grelos em azeite, outra para os cogumelos morilles. No micro-ondas está a batata gratinada. E o forno prepara-se para receber o pato, assim que ele tenha aquecido no vácuo.

Não era esta a minha ideia de take away. Nem a da minha família. De repente, estão todos à mesa, impacientes, e eu revezando-me entre estações como um cozinheiro de segunda cedendo à pressão, ora salteando, ora recuperando as fichas técnicas (muito simples e claras e bonitas) enviadas pelo chef António Bóia dentro de um saco enorme e lustroso, como se tivesse comprado um casaco Prada.

Voam impropérios. A criança chora. Eis o pesadelo de um fine dining em casa.

“Comecem a comer a salada César”, sugiro, então.

E, então, tudo muda. À primeira dentada da mais velha, ouve-se um gemido: hummm. Abeiro-me. O bacon está estaladiço como se tivesse acabado de fritar num pequeno-almoço de hotel 5 estrelas. O frango são dominós húmidos e delicados. A alface romana estilhaça nos dentes. Das melhores César que já comi.

O festim prossegue.

O fricassé de peixe e marisco, embalado em vácuo e só aquecido, tem um molho sedoso envolvendo pedaços lascados de peixes brancos e camarões. O pato confitado, terminado no forno e acompanhado com morilles, são patas que se desfazem na boca. Casam magnificamente com a batata gratinada, clássico do Jncquoi, impecável nas suas camadas decadentes e manteigosas.

A terminar um crumble de maçã que, sendo bom, deixa-me a mesma sensação que tenho tido no restaurante: as sobremesas são brutas, não estão ao nível do resto (a não ser no preço).

Em síntese. Com o Jncquoi at Home é preciso esquecer tudo o que conhecemos sobre comida home delivery. O tempo de espera pode ser longo (45 minutos, 15 de atraso sobre o previsto). E não se pense que se vai poupar mão-de-obra, nem a máquina de lavar, nem a carteira, de onde saíram 100 euros certos por esta refeição, capaz de alimentar três adultos.

Dito isto, onde se come assim sem ter de descalçar as pantufas?

Comida: *****

Embalagem: *****

Conservação: *****

Preço: **


Ricardo Dias Felner
Escritor e Jornalista

 

Partilhe este texto:

Últimas