A menos de uma semana do Natal, por aqui preparam-se os presentes de última hora. São os presentes de comer, aqueles que mais gosto de fazer e embrulhar e que mais prazer me dão oferecer. As compotas já estão prontas nos frascos, faltam apenas os laços e as etiquetas bonitas. Do forno saem tabuleiros de bolachas, prontas a distribuir por saquinhos e também elas para oferecer. De chocolate, baunilha e de especiarias e o melhor disto tudo ainda é o cheiro que se espalha pela casa após cada fornada. Ficam a faltar o arroz doce e também os sonhos, esses que serão feitos mais perto da noite mágica. Este ano testei uma receita diferente que espero ainda conseguir partilhar aqui. É um Natal sem pressas, mais calmo e longe das correrias e da azáfama de anos anteriores. Este ano não será um Natal em família, não haverão os abraços, os afectos e as longas conversas à lareira. Este ano tudo é diferente, mas pelo menos à mesa, não podemos deixar de celebrar esta quadra festiva.

Chocolate, quem consegue resistir a este ingrediente sedutor?! Eu não e mesmo na minha mesa de Natal tem de haver sempre uma sobremesa com chocolate. Seja um bolo simples, mas decorado a rigor, uma mousse de chocolate ou o tradicional tronco de Natal de chocolate. A receita que vos trago hoje não é propriamente natalícia, mas é um bolo que serve para qualquer ocasião, incluindo o Natal. Basta para isso decorá-lo a rigor com uma cobertura branca, de coco ou mascarpone, e uns frutos vermelhos a contrastar com umas folhinhas verdes.
Este é para mim um dos melhores bolos de chocolate, daqueles bolos que se aproximam da perfeição e que nos levam a querer repetir, fatia atrás de fatia. Quem ama chocolate vai com certeza adorar este bolo. Nem sempre é fácil conseguir o bolo de chocolate perfeito, aquele que é unânime em termos de sabor e textura e que agrada a toda a gente. Mas para vos ajudar nesta tarefa, em colaboração com o site Alegro, escrevi o artigo “Dicas básicas para um bolo de chocolate perfeito“, no qual apresento 10 dicas essenciais que, se forem seguidas à risca, vos ajudam e muito a conseguir um bolo de chocolate inesquecível. Podem ler o artigo na íntegra aqui, onde consta também a receita do bolo. E já agora, caso venham a experimentar esta receita, partilhem comigo o resultado, vou adorar ver as vossas recriações. Votos de umas Festas Felizes para todos!


Continue a ler em Sweet Gula.