Restaurantes terão de encerrar mais cedo na noite de fim de ano, e nos primeiros três dias de janeiro às 13h00. Associação Nacional de Restaurantes diz que o pequeno “balão de oxigénio” esperado neste período está a resultar numa “situação catastrófica”
O Governo decidiu “puxar o travão” e apertar nos horários dos restaurantes na noite da passagem do ano. A 31 de dezembro os restaurantes em Portugal continental terão de encerrar às 22h30, e não à 1h00 da manhã como estava previsto há duas semanas, segundo a decisão tomada esta quinta-feira em Conselho de Ministros sobre as novas regras para a quadra festiva.
Também nos dias 1, 2 e 3 de janeiro os restaurantes terão de encerrar às 13h00, podendo permanecer a partir daí abertos apenas para entregas ao domicílio, e não às 15h30 conforme se tinha antecipado.
A Associação Nacional de Restaurantes (ProVar) recebeu “com estupefacção” as novas medidas anunciadas por António Costa, trazendo um aperto de regras para o Ano Novo, e por outro lado maior tolerância relativamente ao Natal.
“Já havia reservas feitas para a noite de fim de ano, estamos a acompanhar dezenas de donos de restaurantes que estão a ligar a dizer que as reservas estão a ser canceladas”, adianta Daniel Serra, presidente da ProVar. “Os clientes ao procurar um restaurante obviamente que tinham a expectativa de estar lá até à 1h00 da manhã, e passar o ano”.
Continue a ler o artigo em Expresso.