Francisco Siopa: o novo bolo-rei de chocolate do chef “choco-dependente”

A experimentar

Não dispensa marisco, leitão e queijo na mesa de Natal, mas é com um novo bolo-rei de chocolate que Francisco Siopa, chef de pastelaria do Penha Longa, em Sintra, pretende adoçar a época festiva de um ano difícil.

Se há dia em que não come chocolate, fica com má disposição. “Sou fanático, choco-dependente. Sempre fui guloso. Quando me perguntavam o que queria de prenda, pedia sempre chocolate”, ri-se Francisco Siopa, chef-executivo de pastelaria do Penha Longa Resort, o cinco estrelas de Sintra onde está há três anos. O gosto pelos doces já vem de criança, ou não fosse ele o ajudante da tia, que o criou, nos Natais passados na Ericeira, na hora de fazer os tradicionais sonhos, rabanadas e arroz doce. “As memórias de infância são essas. Sou muito simples, sou aquele que gosta de tudo”, explica o chef, que trabalha o mundo do cacau há vários anos.

Hoje em dia, a época festiva comemora-se à mesa com “as três melhores coisas que se comem”: queijos, marisco e leitão. A estes juntam-se o vinho e, claro está, os doces. Com uma atividade que lhe exige muito esforço e dedicação, aproveita esta época para passar tempo de qualidade com a mulher e os três filhos. “Qualquer pessoa apaixonada pelo que faz, sacrifica algo em prol da profissão.

O artigo foi publicado originalmente em Evasões.

Últimas