Não se deixe assustar com a palavra salada. Bem sei que agora com o tempo mais frio pode não lhe apetecer, mas esta é diferente. Apesar dos ingredientes estarem crus, o molho é bastante quente, com tahini, azeite e caril. Com o tempo mais frio, é ainda mais importante comer boas gorduras, como o azeite e o tahini no molho desta salada, para manter a temperatura corporal e hidratar a pele. Também é uma forma de potenciar a absorção das vitaminas antioxidantes da cenoura e da maçã. A cenoura é rica em Vitamina A, essencial para proteger a pele dos danos solares, regular a produção de colagénio e estimular a elasticidade e o brilho da pele. A maçã é rica em Vitamina C, que fortalece o cabelo e a elasticidade da pele, e quercetina, um antioxidante que estimula o sistema imunitário.
Esta salada é um ótimo acompanhamento para uma prato mais reconfortante ou então pode ser uma refeição por si – experimente juntar-lhe uns cubos de tofu salteado, previamente marinado com gengibre em pó, sumo de limão, xarope de agave e molho de soja.
Ingredientes
2 chávenas de cenouras (cortadas em palitos finos ou raladas)
1 maçã (cortada em meias luas finas)
1/4 chávena de sultanas
2 a 4 colheres de sopa de tahini (pasta de sementes de sésamo)
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
2 colheres de sopa de vinagre de maçã
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de caril em pó
1 colher de sopa de xarope de agave (ou mel ou açúcar amarelo)
1/4 chávena de sementes de sésamo (ou mistura de sementes a gosto – abóbora, girassol, etc.)
2 colheres de sopa de hortelã picada (opcional)
Preparação
Misture as cenouras, a maçã e as sultanas numa tigela grande.
Num jarro pequeno, misture o tahini, os vinagres, o azeite, o caril e o agave. Se estiver muito espesso, adicione um pouco de água ou azeite para diluir. Regue por cima da mistura de cenoura. Prove e ajuste o tempero com sal e pimenta.
Junte as sementes e a hortelã e guarde no frigorífico até servir.