Polónia, muito atrativo no consumo de vinho

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Está aqui à porta no mercado europeu, a Polónia é o 5º mercado de vinho mais atrativo de acordo com o recente relatório da Wine Intelligence Global Compass 2020 Market Attractiveness.

Em 2017, a Polónia já era referida pela Wine Intelligence como estando num “período excitante de crescimento” na sua economia assim como no que respeita ao consumo de vinho. Neste relatório, confirma-se essa previsão, com a Polónia a escalar nove posições em 2019.

Esta subida no ranking deve-se ao aumento de consumidores de vinho e ao maior rendimento disponível, juntamente com outras métricas económicas e assim como outras relacionadas com o mercado de vinho.

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Na União Europeia, a Polónia é uma das economias que mais cresce e sendo cada vez “mais influente no contexto europeu”, refere o Luis Osorio da Wine Intelligence.

Neste país é esperado menos gravidade do impacto negativo da Covid-19, comparando com outros países Europeus. O FMI prevê uma redução do PIB de 4,6% na Polônia, enquanto que ao mesmo tempo projeta uma queda de 7% na Alemanha, 7,2% na França, 8% na Espanha e 9,1% na Itália.

Metade da população bebe vinho pelo menos duas vezes por ano. Apesar de não haver um significativo aumento de consumidores de vinho, é estável mesmo, mas estão a consumir com maior frequência.

Segundo a agência IWSR Drinks Market Anaysis o consumo de vinho tranquilo registou uma taxa de crescimento anual de 3,4% na Polónia desde 2015 a 2019. Dos 50 mercados analisados pela Wine Intelligence, a Polónia está no 17º posto no que respeita ao consumo do vinho importado, 117 milhões de litros, semelhante a outros mercados europeus como sejam a Dinamarca, Suiça, Suécia e Bélgica.

No entanto, a diferença é que em todos esses outros mercados, há crescimento “zero” ou negativo para o vinho importado. A Polónia com um consumo de apenas 4 litros per capita/ano, contra os 39 litros na Suíça, os 33 litros na Dinamarca ou 29 litros na Alemanha, o que deixa muita margem para crescimento.

A Polônia traz muitas oportunidades para as marcas globais de vinho. Este é um dos poucos mercados na Europa onde os produtos franceses, italianos ou da vizinha Espanha não dominam. Em vez disso, os EUA e o Chile são os principais países de origem a fornecer os consumidores de vinho polacos, tipicamente mais jovens e mais ansiosos para descobrir mais sobre vinho do que em outros lugares, e com a economia em rápida expansão, o mesmo acontece com o poder de compra.

Esses fatos levam este país a ser um intenso mercado de oportunidades, à medida que o mercado se desenvolve e os consumidores começam a procurar marcas essenciais e reconhecíveis.

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