Rico em sabores da terra e da floresta, o outono é bem-recheado à mesa. Cogumelos silvestres casam com carnes autóctones e as castanhas ganham protagonismo, da entrada à sobremesa. Sabores autênticos e tradicionais do Norte de Portugal servidos às mesas fartas de vilas também elas genuínas, com muitas histórias para contar.
Regressar ao passado. No aconchego de uma mesa bem posta, os pratos que contam a história de um local seguem as receitas de sempre, passadas de geração em geração. Porque outono é estação farta em aromas e sabores, este fim de semana a história da terra conta-se através da gastronomia em Marco de Canavezes, Mogadouro, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Vimioso, locais onde a mesa se põe a preceito no fim de semana de 6, 7 e 8 de novembro. Tal como as cores da estação, os ingredientes quentes e densos ajudam a combater o frio que já se faz sentir e envolvem num passeio pelo campo, origem dos melhores produtos da época. Cogumelos silvestres, castanhas, assados, vinhos e doces abundam na região e por isso marcam presença certa.
Bazulaque
O que é o Bazulaque?
Feito com “miúdos” de cabrito ou anho – em certos locais também pode levar os de galinha -, o Bazulaque é um guisado destas miudezas a que se adicionam enchidos e pão, resultando numa espécie de açorda. Em alternativa, o guisado é disposto sobre uma fatia de pão. Normalmente servido como entrada, é um prato de aproveitamento antigo, servido em dias de festa e celebração. Forte, consistente e muito saboroso, perfeito para reconfortar estes dias frios de outono e um dos pratos mais típicos de Marco de Canavezes que apresenta por estes dias as suas melhores receitas. Para acompanhar, não falta vinho verde, abundante na zona, e o prato principal – Anho assado com arroz de forno. No final, adoça-se a boca com Fatias do Freixo.
E os Gravanços?
Em terras de fronteira, é habitual adotar designações dos vizinhos e foi o que aconteceu com este ingrediente que em muitas localidades raianas ganhou renovado nome. Os Gravanços são pois a adaptação portuguesa à palavra espanhola “garbanzo” – pura e simplesmente grão.
A Sopa de Gravanços com cogumelos servida este fim de semana em Mogadouro promete uma verdadeira viagem ao passado e saciedade para todo o dia. Ainda antes, os restaurantes da região servem Torrada com setas de cardos e, como prato principal, a Posta à Mogadourense. A refeição bem recheada de ingredientes de outono termina em beleza com Requeijão de cabra e compotas.
A que sabe a Miscarada?
Um dos aromas que mais remete para o outono é o dos cogumelos silvestres. E os míscaros são uma das variedades mais comuns nesta zona do país. Crescem em abundância junto aos castanheiros – e na mesma altura em que esta árvore dá o seu fruto – celebrando um casamento perfeito de sabores e aromas da estação.
A Miscarada – um guisado bem recheado destes cogumelos silvestres, estufados com enchidos e acompanhados de batata cozida, dá início ao repasto outonal típico em Vila Pouca de Aguiar. A refeição conta ainda com o Cabrito à serrana assado no forno e Pudim de castanha.
Saiba ainda que em Valpaços as mesas são neste fim de semana especialmente abundantes em Fumeiro à Valpacense, Lombo de porco com castanhas, acompanhado por arroz de passas, e Bolo de castanha. No Vimioso, tudo começa com Cogumelos silvestres salteados com castanhas, continua com Posta mirandesa acompanhada de cogumelos silvestres e termina com um belíssimo Pudim de castanhas.
Saiba ainda que nos restaurantes que acolhem o fim de semana gastronómico, as boas-vindas fazem-se com a oferta de um copo de vinho da região. Além disso, para maior comodidade, conta com 10% de desconto nos alojamentos da terra, para as noites de sexta e sábado.
Os fins de semana gastronómicos são uma parceria do Turismo do Porto e Norte de Portugal com os vários municípios.