As consequências da Covid-19 foram fatais para o Non Restaurant de Pedro Limão, no Porto. O espaço não volta a abrir, mas o chef aponta baterias para o futuro.
“Por motivos que não são alheios a ninguém vamos fechar o Restaurante” @opedrolimao. Agradecemos do fundo do coração a todos que estiveram presentes e vamos parar sem ressentimentos e seguros de que fizemos o melhor trabalho possível. Por outro lado, vamos felizes, não engolimos um único sapo! Até um dia!” É desta forma que Pedro Limão anuncia o encerramento do restaurante que ostentava o seu nome, no Porto.
https://www.instagram.com/p/CGxtfufsus9/?utm_source=ig_embed
Sem nunca baixar os braços, o conhecido chef portuense promoveu diversas iniciativas para evitar chegar ao encerramento. No espírito criativo que lhe é conhecido, criou menus sui generis para entregar em casa durante a quarentena, fez promoções 2×1, ensaiou colaborações com outros espaços da cidade, convidou chefs e até iniciou uma campanha de crowdfunding para salvar o restaurante.
Não foi suficiente. “Fruto de várias condicionantes e estrangulamentos financeiros que se começaram a acumular no final do ano passado“, diz o chef ao Boa Cama Boa Mesa, acrescentando a “displicência do estado no apoio às pequenas empresas deste país e da indiferença dos senhorios do edifício onde se situa o projeto“, levaram ao encerramento do restaurante, “mas não o Pedro Limão”.
Nos próximos tempos, o chef vai dedicar-se a outros projetos como o Metade e Meia – “a meias” com o Coração Alecrim, num ambiente familiar e descontraído, onde “não falta boa comida nem bons vinhos”, e que funciona às sextas-feiras e sábados das 13h00 as 23h00, sempre com um tema ou convidado a dar o mote ao convívio.
Os jantares e almoços ao domicílio, que “foram sempre o meu forte até me meter na loucura de abrir um restaurante” voltam a estar em destaque e prometem “ser isentos no risco e culpados na comida”.
Rumo ao sul, o chef tem uma agenda programada para o Algarve, em jantares mensais para já agendados no restaurante A Venda, em Faro, a 8 de novembro, e na Horta da Lapa, em Algoz, em dezembro.
Recordem-se as palavras sobre o restaurante Pedro Limão no guia Boa Cama Boa Mesa 2020: “Arrojo, criatividade e talento descrevem o chef portuense que aos poucos começou a escrever um novo, mas discreto, capítulo neste restaurante em nome próprio. No verão de 2019 instalou-se na nova morada, com mais espaço e um pequeno terraço rodeado de paredes de pedra. O ambiente é intimista, perfeito para prolongar os 10 momentos da degustação, comprometida com a sazonalidade e a qualidade dos produtos, privilegiando os biológicos. As propostas são muito diretas, mas com poucos ingredientes, usados certeiramente, embora envolvidos por saborosos caldos. Sublinha-se o tártaro de vitela de leite e a sande de bochecha”.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!