O TasteAtlas divulgou a lista com as sugestões que tem de provar este ano. A gastronomia nacional faz parte do ranking.
TasteAtlas é o mapa mais foodie que vai encontrar. Não há estradas, bombas de gasolina ou referências a miradouros para tirar fotografias, só mesmo os melhores pratos do mundo. Todos os anos organiza um top com base nas avaliações dos utilizadores para eleger as sugestões que tem mesmo de provar. Em 2020, há dois pratos portugueses na lista dos 100 melhores.
O mapa foi atualizado esta segunda-feira, 19 de outubro, e contou com avaliações de 63 402 utilizadores em topo o mundo. O arroz de mariscos é o primeiro prato português a aparecer nesta seleção, no 14.º lugar. Mais abaixo, na posição 50, está a francesinha.
No TasteAtlas é referido que o melhor sítio para comer o típico prato do Porto é no Café Santiago. Já o arroz de marisco deve ser pedido na Uma Marisqueira, na Rua dos Sapateiros, na Baixa de Lisboa.
No top três desta lista está um clássico italiano, a pizza margherita, em primeiro lugar; seguida do adana kebap, um prato típico da Turquia; e do ramen, a típica sopa asiática que é muito popular pelo Japão.
Outro dos rankings da TasteAtlas é referente às melhores gastronomias do mundo. No top 20, a portuguesa aparece em quarto lugar. A italiana é considerada a melhor pelos utilizadores desta plataforma, seguida da grega e da espanhola.