Integrado no novo Centro Interpretativo da História do Bacalhau, o restaurante Populi passou a chamar-se Terra Nova e evoca, através das criações do chef Ricardo Estevas, a epopeia dos portugueses na pesca do bacalhau.
Data do século XV a aventura dos portugueses na pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova, uma província do Canadá no Atlântico Norte. O território foi descoberto por engano, quando os navegadores tentavam descobrir o caminho marítimo para a Índia por oeste, mas a pesca deste peixe – que havia sido trazido para o país por outros povos – nunca mais parou nos séculos seguintes. No tempo do Estado Novo, a bênção dos bacalhoeiros era até uma ação de propaganda.
Toda esta história é contada no novo Centro Interpretativo da História do Bacalhau, inaugurado há pouco tempo no torreão nascente da Praça do Comércio, e prova-se no Terra Nova by Populi, o restaurante que já ali existia há oito anos e integrado no circuito do museu. Ricardo Estevas é o chef que segura o leme da cozinha e dá forma a uma carta inspirada no “fiel- amigo”, pescado na Islândia e na Noruega.
Com 20 anos de experiência no mundo da cozinha e técnica apurada no que toca ao peixe e marisco, o chef procura confecionar todas as partes do bacalhau, como a cabeça, o rabo, o cachaço, o lombo, a posta, as bochechas e a língua porque, diz, “não existem partes mais nobres e menos nobres”. E mantém o cariz internacional do lugar com pratos como o carpaccio de bochechas de bacalhau, cortado depois de o peixe marinar durante 48h para quebrar as fibras.
Vale a pena olhar ainda para a bruschetta de bacalhau desfiado, tomate confitado e coentros antes de seguir para os principais, onde há o tradicional bacalhau à brás com gema confitada, bacalhau confitado com puré de grão e bok choy, posta do meio de bacalhau assado com pimentos e pataniscas de bacalhau com arroz malandrinho de feijão e coentros. Também existem sopas e saladas (algumas com bacalhau) e pratos de carne a não perder, como lombo de novilho com legumes.
Além da sala e da esplanada com vista para o Cais das Colunas, o Terra Nova by Populi tem um balcão, à entrada do museu, onde se pode assistir a um showcooking de pastéis de bacalhau, vendidos à unidade ou com um copo de vinho do Porto. Levar para casa é outro dos serviços. Já numa sala dentro do museu, antes ou depois da visita, fica o convite a provar um menu de degustação de bacalhau, composto por três momentos