Pode convidar os amigos para jantar que este chef vai a sua casa e trata de tudo

A experimentar

O chef David Vieira prepara a refeição, mostra os seus truques e todos os pratos são saudáveis.

Entre viagens e muita culinária, o chef David Vieira aventurou-se numa nova experiência, uma que resulta de gosto pessoal e que, garante, é também uma experiência para quem serve.

Se está a planear um jantar entre amigos lá por casa, pode poupar-se a horas de luta com os tachos e ter uma ementa a valer, daquelas que além de satisfazerem estômagos ainda permitem aguçar a curiosidade. Afinal, não é todos os dias que o chef vai lá a casa cozinhar.

Aos 30 anos, David Vieira dá poucos sinais de abrandar. Sabemos que a vida de chef é intensa “mas esta é daquelas profissões que te permite viajar”, conta à NiT. É assim quando se quer conhecer outras culturas e gastronomias, mas também diferentes ambientes profissionais. Foi o que fez, ele enquanto crescia nunca imaginou que faria carreira como chef. Havia, no entanto, alguns sinais.

“Não sabia o que havia de fazer mas enquanto os outros miúdos andavam a ver o “Dragon Ball” eu via o chef Silva”, um dos pioneiros nos programas de culinária. “A minha avó perguntava se eu não queria ver desenhos -animados. ‘Não, está tudo bem, avó’”, ri-se a contar.

David trabalha desde os 19 anos e logo no primeiro ano do curso profissional na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa percebeu que tinha feito a escolha certa. Começou na cozinha do Sofitel Lisboa e ao fim de um tempo falou com o chef de então, um alemão.

O ritmo ali foi desafiante: o trabalho era de dia bem cedo até à meia-noite ou mais tarde. “Às vezes tínhamos meia hora à tarde só para ir ao jardim, que estávamos mentalmente mortos, e voltávamos. Mas aconselho a experiência a todos os novos cozinheiros, para perceberem o impacto que tem. Até o prato mais simples tem de ser executado na perfeição”.

Aprendizagem feita, tempo de regressar a Portugal. Os anos seguintes permitiram-lhe trabalhar com Ljuobomir Stanisic e com Kiko Martins, além de Nuno Mendes, passou pelo Bairro Alto Hotel. “Foi muito trabalhar com eles, poder absorver aquilo tudo”. O impacto da Covid-19 no mundo de restauração obrigou-o mais uma vez a mudar, a bem das contas. “Foi uma decisão difícil”, mas, como dizíamos, David Vieira não dá sinais de abrandar.

Começou agora a trabalhar no Audaz, em Campo de Ourique, e ao mesmo tempo começou este novo serviço, um que já tinha estreado antes, mais como experiência entre amigos, e que entretanto se tornou coisa mais séria — embora sempre com espírito de descontração.

“Gosto de estar próximo das pessoas” e a possibilidade fazer serviços especializados ao domicílio permite-lhe isso, dando-lhe ainda “muita liberdade” nas experiências gastronómicas que quer desenvolver. Cada novo cliente começa com uma primeira reunião, para Davir perceber quantas pessoas, que ementa e as condições da cozinha.

A partir daí elabora todo um jantar em que o convívio começa logo naconfeção. “Gosto de dar às pessoas a provar enquanto faço os pratos, para depois provarem outra vez no fim e perceberam a diferença”, conta.

O preço médio rondará os 25€, 35€, dependendo da ementa que ficar estabelecida. O limite máximo de pessoas é de 15, até porque David assume aqui um papel de faz tudo. Há conversas, um pouco de showcooking e, claro, pratos à mesa, geralmente em tábuas, a bem da partilha e da descoberta. As opções saudáveis, explica, não resultam de a coisa andar na moda mas de uma aposta pessoal.

“Tenho algumas restrições alimentares”, conta. Por essa razão, ao longo dos anos foi aprendendo a fazer os pratos que queria e que nem sempre encontrava noutros lugares. Aposta forte em vegetais e os produtos são sempre orgânicos, biológicos e sazonais. É esse know-how que ali também se serve.

O chef David Vieira conta com página Instagram e site. Quem quiser contratar os seus serviços para um jantar especial caseiro, entre amigos, pode contactá-lo através do 918 231 463.

Últimas